Cachorro te ignorando? 11 maneiras de fazer seu cachorro ouvir você de novo!
Alguns cães adoram ser acariciados. Outros, nem tanto. Depois, há os cães que ficam tão entusiasmados para receber uma guloseima que te deixam comendo poeira. E, claro, existem os cães que farão qualquer coisa por uma guloseima.
Agora, não estou falando de todos os cães, apenas daqueles que não são especialmente afetuosos. Então, o que você faz quando seu cachorro está te ignorando? Como você faz com que ele preste atenção?
Meu cachorro está me ignorando de propósito?
Uma das melhores coisas sobre os cães é que é muito difícil para eles ignorarem você depois que você lhes dá um comando. Porém, mesmo que entendam o que você deseja, nem sempre o fazem em muitos casos.
Todos nós sabemos que os cães são animais de matilha e, como tal, geralmente sentem um profundo sentimento de lealdade à sua matilha. Essa lealdade costuma ser confundida com falta de inteligência, que é um dos equívocos mais comuns que as pessoas pensam quando pensam em um cachorro.
Não é incomum que algumas raças ignorem os humanos com quem convivem, muitas vezes passando dias sem reconhecer seus donos. Alguns dizem que é o caso do cão mostrar que é dominante sobre os humanos, enquanto outros afirmam que é porque os cães simplesmente não estão interessados nas pessoas com quem convivem.
Esses cães não são os únicos que ignoram seus donos, mas são um dos tipos mais comuns de cães que não prestam atenção aos seus donos.
Você está sendo ignorado pelo seu cachorro? Aqui estão 11 maneiras de resolver isso!
Receber seu comando ou apenas o momento em que você chama o nome deles e eles ignoram pode ser frustrante. Isto é especialmente verdadeiro se você quiser que eles ouçam você e façam algo que você lhes disse para fazer. Mas não se preocupe, existem maneiras de fazer com que seu cão ouça você.
Verifique as seguintes maneiras de fazer seu cão ouvi-lo novamente:
1. Preste atenção ao seu humor
Os cães são animais de estimação incríveis e significam muito para as pessoas. Eles lhe dão amor incondicional e também podem ser uma grande fonte de apoio emocional, se você precisar.
Por outro lado, também podem ser difíceis e, às vezes, até mostram seu humor sem qualquer sinal de que estão infelizes. O que fazer quando seu cachorro está mal-humorado?
Os cães são animais maravilhosos e podem ser muito adoráveis. Muitas vezes pensamos que são apenas cães, mas podem demonstrar qualquer sinal de sentimento, ainda mais do que os nossos. Cada cão é diferente e tem uma personalidade diferente.
Um cão assustado pode ser barulhento e nervoso, enquanto um cão que tenta chamar nossa atenção pode ser extremamente amigável. O tipo de humor de um cão pode significar muito na demonstração de suas emoções.
Existem algumas maneiras de saber se um cachorro está feliz e/ou chateado. Os cães podem demonstrar muitos humores e emoções, por isso você deve prestar atenção neles para conhecer seu humor.
2. Se você tem um cachorro superexcitado, deixe-o queimar o excesso de energia.
Todo mundo tem seu animal de estimação que não para de latir para eles, pular sobre eles, cavar neles ou qualquer outra coisa que seu animal de estimação possa fazer. Não há maneira de contornar isso; não importa o quão bem treinado seja, todo cão tentará conseguir o que quer com você.
Até os mais comportados vão tentar puxar a coleira, cavar nos canteiros e fazer bagunça ou latir sem parar. Como você faz seu cachorro parar de fazer essas coisas? É como pedir a uma criança que pare de fazer birra.
É quase impossível manter um cachorro superexcitado na coleira quando ele está animado e ansioso para correr. A única maneira de fazê-lo se acalmar e obedecer aos comandos é executá-lo ou fazer algum outro exercício para deixá-lo queimar o excesso de energia.
3. Seja consistente, principalmente com a rotina do seu cão.
Os cães têm uma vida ótima, correndo o dia todo, perseguindo esquilos e cavando buracos, mas nem sempre é fácil fazer com que eles se concentrem no que você deseja deles.
Uma das razões pelas quais os cães ficam presos a uma rotina é que não reservamos tempo suficiente para que eles vivam uma vida normal, então eles ficam frustrados conosco e começam a agir mal. Cães que têm uma rotina ficarão entediados e ansiosos se mudarmos as coisas com muita frequência.
Se você não treina seu cão diariamente, mas deixa-o correr o dia todo, não está proporcionando-lhe o estímulo de que precisa para ser feliz e se comportar bem. Ao elaborar um plano e cumpri-lo, você poderá fazer com que seu cão o ouça novamente.
4. Preste atenção à sua linguagem corporal.
Quando você passa tempo com seu animal de estimação, você está passando tempo consigo mesmo. Embora a maioria das pessoas treine seus cães usando comandos físicos e verbais, elas podem não estar prestando atenção em como eles agem.
Para mostrar a um cão que você leva o treinamento a sério, você também deve treiná-lo com respeito. Se você for impaciente e barulhento, mesmo que seu cão responda, ele acabará perdendo o respeito por você e parando de associá-lo a coisas boas.
Estar ciente de sua linguagem corporal e expressões faciais permite que você se comunique melhor com seu cão. Os cães são animais de carga e observam a linguagem corporal de seus companheiros para determinar como proceder.
5. Você precisa de muita paciência.
Ter um cachorro é uma ótima experiência, mas às vezes pode ser complicado. Você quer ter certeza de que seu cão está feliz e tem tudo de que precisa, mas às vezes você pode descobrir que ele não está ouvindo você tanto quanto você gostaria. Se você quer que seu animal de estimação ouça você, você precisa manter um controle firme e muita paciência também.
Muitos donos de cães sabem que treinar seu cão requer paciência e concentração. Isso é extremamente verdadeiro ao treinar seu cão para ouvi-lo ao dar comandos. Você precisará ser paciente e consistente ao treinar seu cão para ouvi-lo novamente.
6. Experimente subornar-los com brinquedos ou guloseimas.
Se o seu cachorro está um pouco frustrado, você pode ter tentado fazê-lo ouvi-lo com guloseimas, brinquedos e outras recompensas, mas provavelmente não tentou o suborno.
Algumas pessoas podem achar que o suborno não é uma boa opção e que você deveria apenas atrair seu cão com guloseimas, mas pode ser surpreendentemente eficaz, especialmente se você estiver trabalhando com um cão difícil de treinar.
O segredo é usar pequenas guloseimas como um biscoito de cachorro ou um pedaço de queijo, ou até mesmo algumas guloseimas, como recompensa. Isso fará com que eles aprendam que sua recompensa é importante o suficiente para vir quando você os chamar.
7. Pode ser por causa do seu tom.
Mesmo quando tentamos fazer com que nossos cães obedeçam, é importante usar o tom de voz correto. O tom errado pode deixar seu cão nervoso e ansioso, o que você não quer.
É importante não usar um tom de voz que faça seu cão se sentir ameaçado ou intimidado ao tentar fazer com que ele siga seus comandos. Isso leva a um cão que pode não ouvir com o mesmo respeito como se você estivesse usando um tom de voz nivelado.
8. Leve seu cachorro para passear em um ambiente diferente por um curto período.
Os cães sofrem muito estresse no mundo moderno, incluindo o estresse causado pela introdução de um novo animal de estimação em casa. Uma reação típica a esta introdução é um período de ansiedade de separação, que torna a vida ainda mais difícil para os proprietários e às vezes leva à agressão.
Se você está tendo problemas com o fato de seu cão ser anti-social, provavelmente é por causa de fatores ambientais. Você pode tentar tirar o cão do ambiente por um curto período para retomar os treinos, o que reduzirá sua ansiedade, pois pode ter um efeito calmante.
9. Mantenha-se positivo.
Todo dono de cachorro precisa saber duas coisas: não desista deles e continue elogiando-os. Quando você vir seu cachorro fazendo algo errado, não fique chateado; em vez disso, diga-lhes que foi uma coisa ótima que eles fizeram e peça-lhes que façam novamente.
Ao ensinar seu cachorro, comece sempre com reforço positivo. Pode parecer contra-intuitivo, mas elogiar é a maneira mais útil e eficaz de treinar seu cão. O elogio ajudará seu cachorro a associar coisas positivas a você e fará com que ele queira agradá-lo.
Ao elogiar seu filhote de maneira adequada, você poderá incentivar um comportamento melhor. Sempre elogie seu cão quando ele acertar e nunca pareça chateado quando ele errar. Eles aprenderão a pedir o que querem e vocês dois serão uma família mais feliz.
10. Leve seu cachorro para aulas de filhotes.
Você está procurando uma maneira fácil de fazer seu cachorro ouvir você novamente? Se você está pronto para levar seu relacionamento com seu animal de estimação para o próximo nível, considere levá-lo para uma creche para cães.
Esta é uma ótima maneira de socializar seu cão e ensinar-lhe alguns comandos de obediência. Porém, se o seu cão não se comporta bem em casa, a creche também pode ser uma boa opção. A creche é uma ótima maneira de ajudar seu cão a aprender coisas novas e se acostumar com diferentes situações.
Se estiver preocupado por não estar fazendo o suficiente para treinar seu cão, considere levá-lo para aulas de filhotes. As aulas para filhotes ensinam seu cão a interagir com outros cães, pessoas e outros animais.
11. Verifique as próprias expectativas; expectativas irrealistas podem causar grande ansiedade ao seu cão.
Você pode se surpreender ao saber que a maioria dos cães tem a capacidade de ouvir você e o que você diz, mas com alguns cães, essa capacidade pode ser prejudicada por expectativas irrealistas.
Os cães podem ter a capacidade de ouvi-lo de muitas maneiras diferentes. Se um cão espera que você sempre fale com ele de uma determinada maneira, ele não o ouvirá quando você tentar comunicar seus desejos da maneira que ele espera.
Lembrar…
Fazer com que o seu cão o ouça novamente é um desafio – para alguns é mais fácil do que para outros. Alguns filhotes são mais difíceis de treinar do que outros; alguns são menos agressivos que outros; alguns não são tão inteligentes quanto outros. A verdade é que existem muitas causas, fatores e técnicas possíveis que podem ajudá-lo a fazer com que seu cão volte a ouvi-lo.
Artigo relacionado