Os cães podem ver fantasmas?

Algumas pessoas se perguntam se os cães têm alguma habilidade de PES e podem ver fantasmas. Não seria legal? Não há, no entanto, nenhuma evidência conclusiva de que os cães possam detectar a presença dos mortos. Este enigma continua a deixar-nos perplexos, especialmente à luz de quão aguçados são os seus sentidos.

 

Embora fosse ótimo se os cães pudessem detectar fantasmas, o consenso científico é que isso é impossível. Você não encontrará nenhuma evidência de que eles vejam espectros. O comportamento animal, no entanto, permanece envolto em mistério. De acordo com o especialista em cães Russell Hartstein, nossa compreensão da percepção visual dos caninos é gravemente deficiente.

Suas percepções desempenham um papel

Quando nossos cães agem como se estivessem captando algo que não conseguimos perceber, pode ser difícil entender o que eles estão tentando nos dizer. De acordo com a especialista em comportamento animal Dra. Mary Burch, alguns cães podem apresentar comportamento incomum em áreas onde ocorreu um evento importante, como uma morte.

 

Você pode se preocupar com o fato de seu cão estar passando por atividades paranormais ou com o fantasma de um ente querido que partiu se descobrir que ele late em lugares estranhos ou se agarra a objetos associados a ele, como uma cama ou cadeira.

De acordo com o Dr. Burch, alguns donos de cães podem confundir o latido de seus animais de estimação com uma atividade paranormal ou avistamento de um fantasma. Ela ressalta que embora a clarividência não seja algo que a ciência possa verificar, sabemos quais são os cinco sentidos básicos de um cão, graças a estudos.

 

A versão cachorrinha do ESP

Quando comparado aos humanos, o olfato dos cães é incomparável. O poder que tem talvez centenas de vezes maior.

 

Aparentemente, os cães possuem uma PES conhecida como Percepção Extra de Olfato. Não é totalmente impossível supor que os caninos possam detectar a fragrância de fantasmas se você pensar um pouco. Não conseguimos detectar muitas coisas que eles conseguem.

 

No entanto, muitas vezes existe uma explicação científica para o motivo pelo qual um cachorro parece “cheirar” um fantasma. Segundo alguns donos, o cachorro sentava-se na poltrona reclinável do falecido ou na lateral da cama. Mas provavelmente é apenas o cheiro residual do odor corporal e não alguma entidade de outro mundo.

O sexto Sentido

Um sexto sentido, semelhante à intuição humana, está presente nos cães. A principal distinção? Em contraste com os humanos, que tendem a questionar e examinar experiências que envolvem auras ou espíritos, os cães são mais propensos a confiar e a responder a estas impressões. Os sentidos notáveis ​​que os cães possuem permitem-lhes funcionar de maneiras que estão além da capacidade humana, como aponta o Dr. Burch.

 

Dr. Burch diz que seu cão pode ter adquirido o hábito de esperar na porta até você voltar para casa devido à sua rotina regular. Mas se o seu cão permanecer lá quando você voltar muito antes do previsto, pode parecer que ele tem um sexto sentido para saber quando você chegar.

 

Devido ao seu olfato apurado, os cães podem antecipar o perigo iminente. Os cães podem detectar cheiros de desastres naturais e mudanças na pressão barométrica antes dos humanos. Imediatamente, eles tomam consciência dessas alterações.

Os cães podem ver coisas que não podemos?

Os cães são muito perceptivos, ainda mais que os humanos. A grandes distâncias, eles são capazes de captar ruídos de maior intensidade. Hartstein afirma que os cães são capazes de detectar coisas que os humanos não perceberiam devido à sua audição extraordinária.

 

O campo visual de um cachorro é maior que o de uma pessoa. Mesmo com pouca luz, como ao amanhecer ou ao anoitecer, eles são capazes de distinguir objetos distantes. De acordo com o Dr. Burch, os cães podem ter um campo de visão ligeiramente diferente do dos humanos, então o que eles veem pode não ser formas espectrais.

 

Há muito sobre as percepções dos cães sobre o mundo que permanece desconhecido, e os próprios cães são notáveis. Os seus sentidos funcionam de forma bastante diferente dos nossos, afirma Hartstein. A sua capacidade de detectar energia inexplicável ou outros fenómenos sobrenaturais é um mistério para nós.

 

Pode ser uma condição física

Nem sempre é culpa do meio ambiente quando seu animal de estimação age de maneira incomum. Talvez haja uma explicação fisiológica para isso. Shojai observa que cães idosos podem apresentar mudanças comportamentais como resultado de sentidos diminuídos ou deficiências cognitivas. Uma investigação mais aprofundada sobre questões médicas que podem impactar esses comportamentos é crucial.

 

Segundo especialistas, cães que sofrem de ansiedade podem ficar muito hipervigilantes. Por causa de seu olfato apurado, eles podem captar coisas como o cheiro de uma criatura ao ar livre, que os humanos não perceberiam. Alguns cães idosos podem apresentar comportamentos estranhos, como inquietação ou olhar para o espaço, devido a um distúrbio conhecido como Síndrome de Disfunção Cognitiva (CDS).

 

Alguns cães e humanos com Alzheimer apresentam desorientação, conhecida como Síndrome de Sundowner, por isso vale a pena conversar com seu médico se o desconforto do seu cão piorar à noite.

Mas há explicações mais mundanas nas quais pensar antes de assumir qualquer coisa sobre fantasmas ou doenças. Coisas cotidianas, como vizinhos que passam ou um breve reflexo de luz, podem provocar uma resposta emocional em seu cão. Alternativamente, eles podem estar sentindo sua energia nervosa.

 

Mesmo que não seja tão assustador quanto os contos de fantasmas, pode ajudá-lo a dormir melhor, certo?

Veja também

6 erros que os tutores de cachorros devem evitar

 

 

Lucas Almeida Pereira

Recent Posts

Os 21 melhores cães de colo

Os 21 melhores cães de colo O que é melhor do que sentar no sofá…

8 meses ago

Os 10 principais benefícios de ter um chihuahua

Os 10 principais benefícios de ter um chihuahua Chihuahua é um cachorrinho atrevido considerado um…

8 meses ago