Os cães têm um lugar especial no coração dos humanos, não importa onde você more. Os cães são uma parte inestimável das nossas vidas – desde o conforto que sentimos na sua presença até à sua devoção e lealdade. No entanto, o vínculo entre o homem e os caninos é muito mais profundo do que o dos animais de estimação da família.
Os amantes de cães e seus amigos peludos têm um vínculo especial que não apenas os faz sentir seguros e protegidos, mas também proporciona os melhores animais de estimação para a família.
Eles podem não entender o que os humanos estão dizendo, mas ainda conseguem reconhecer sua linguagem e ouvir suas necessidades. Por que cães e humanos se amam mais do que qualquer outra pessoa? Vamos ler mais para descobrir.
O vínculo entre humanos e animais é inquebrável. Quer sejam animais de estimação, cães de trabalho ou companheiros queridos, cães e humanos compartilham o mesmo amor uns pelos outros. Vários estudos têm demonstrado que cães e humanos mantêm uma relação especial, principalmente nos últimos anos.
Um estudo publicado na revista Science descobriu uma forte ligação química que conecta as pessoas e seus cães. O estudo, publicado no início deste mês, analisou o cérebro de 31 cães e de seus donos.
Quando os cães ou seus donos foram expostos à subida, a oxitocina química foi liberada, o que envolveu vínculo social, confiança, cooperação e empatia. A oxitocina é liberada quando abraçamos alguém, compartilhamos comida ou experimentamos amor.
Cães e humanos possuem um vínculo único que vai muito além das relações entre animais de estimação e donos. Esta ligação é tão profunda que os cientistas a estudaram, e está claro que os cães e os seus companheiros humanos têm uma ligação profunda. Nenhum outro animal chega nem perto deste nível de intimidade.
Você sabe por que cães e humanos se amam mais do que qualquer outra pessoa? Vejamos algumas razões pelas quais o relacionamento entre humanos e cães se desenvolveu:
Os cães são incríveis, e os humanos também. Trabalhamos com seres humanos há cerca de 30.000 anos e nosso relacionamento está ficando melhor e mais forte a cada dia.
O número de anos pode estar em debate, mas estamos mais focados no relacionamento. À medida que os humanos se desenvolveram e migraram, os cães acompanharam e adaptaram-se para se adaptarem às mudanças nas condições sociais que encontraram.
Nas culturas antigas, os cães eram ferramentas usadas para proteger o gado dos predadores. Nas Américas, os cães eram usados para caçar animais de caça e, em alguns lugares, como os Inuits do norte, eram utilizados como cães de trenó.
Humanos e cães têm uma relação especial que está enraizada na nossa história evolutiva. Cães e humanos passaram quase toda a sua história evolutiva vivendo juntos como animais de estimação.
Muitos cientistas acreditam que cães e humanos estão tão intimamente relacionados que somos membros da mesma espécie. Isso significa que somos geneticamente muito semelhantes e compartilhamos um grande número de características comportamentais.
Você sabia que os cães domesticaram pessoas duas vezes? A primeira vez foi há cerca de 12 mil anos, quando nossos ancestrais começaram a perseguir lobos cinzentos como fonte de carne e pele para substituir a caça mais perigosa anteriormente caçada.
A segunda vez foi há cerca de 8 mil anos, quando domesticamos o parente próximo do lobo, o cão doméstico.
A domesticação dos cães é um milagre que poucas pessoas entendem. E uma coisa que muitas pessoas não percebem é que a domesticação de cães, especialmente cães como animais de estimação, resultou do trabalho conjunto de humanos e cães para aliviar o estresse.
Humanos e cães são criaturas sociais. O que nos diferencia dos cães é a nossa capacidade de comunicar uns com os outros de uma forma mais complicada do que apenas latir ou perseguir. Os cães são muito inteligentes e também desejam interagir com as pessoas.
Eles querem nos conhecer e querem conhecer nossa casa e nossa vida. Eles querem se aproximar de nós e querem nos proteger. Damos a eles nosso amor e carinho em troca.
Os cães são naturalmente programados para formar laços com as pessoas que conhecem, o que é essencial para o seu bem-estar. Esse vínculo pode ser tão simples quanto o contato visual, mas também pode servir para transmitir emoções. Olhe nos olhos do seu cachorro e você verá o que queremos dizer.
Embora seja verdade que os cães podem reconhecer e responder à linguagem corporal humana, pesquisas mostram que os cães também fazem contato visual quando conhecem novas pessoas.
Esta pode ser a maneira deles de “se relacionarem” com você ou com outros humanos, da mesma forma que os humanos fazem contato visual quando conhecem novas pessoas.
O American Kennel Club relata que uma pesquisa descobriu que 96% dos donos de cães acreditam que seus animais de estimação conseguem entender o que estão dizendo!
Vários estudos mostram que os cães demonstram uma compreensão básica das palavras e sons humanos e uma capacidade de compreender e responder a certos comandos.
A capacidade de compreender e responder a palavras de elogio é uma área em que os cães se destacam e acredita-se que seja a principal razão pela qual os cães amam os humanos mais do que qualquer outra criatura.
Os cães são os melhores amigos do homem, e o melhor amigo do homem é o homem. Isso ocorre porque os cães são a única espécie que demonstra senso de brincadeira – isto é, eles se envolvem propositalmente em um tipo de comportamento que não tem outro propósito real a não ser a diversão.
Essa característica é, de longe, a interação interespecífica única que cães e humanos têm, e é uma das razões pelas quais cães e humanos têm mais em comum do que apenas serem melhores amigos.
A maioria das pessoas acredita que crianças e cães são companheiros naturais e, na maioria das vezes, é verdade. Mas e se a razão pela qual cães e crianças se adaptam tão bem for porque compartilhamos algumas características comportamentais muito semelhantes?
Como gostamos de estar perto uns dos outros, e também temos um talento especial para fazer as outras pessoas felizes porque as amamos.
Uma coisa que torna os humanos e os cães tão interessantes é que estamos ligados há milhares de anos, e a relação entre as duas espécies tem sido uma fonte de trabalho e entretenimento tanto para humanos como para cães.
Embora os cães e os humanos sejam quase geneticamente idênticos, verifica-se que os cães evoluíram para ter um nível muito mais elevado de empatia e compaixão – ao ponto de sermos considerados animais não humanos.
Cientistas e amantes de cães atribuem prontamente isto a uma combinação de fatores, incluindo a falta de um impulso egoísta para comer alimentos e ganhar peso e um desejo de ajudar e proteger os humanos.
Todo dono de cachorro sabe que a relação entre um homem e seu melhor amigo é única. É um vínculo que não é apenas tangível, mas também bonito. Você já percebeu que o papel de um cachorro é ser amigo de um homem?
Você não pode sentir isso com nenhum outro animal. É impossível explicar em palavras. Você tem que experimentar para saber. É um vínculo inquebrável e nunca esquecido.
O vínculo humano-canino existe há milhares de anos e proporciona um vínculo incomparável entre um cão e seu dono. Há muitas razões pelas quais os cães e seus donos combinam tão bem, e muitas vezes eles nascem no mesmo ambiente.
No entanto, esse vínculo não envolve apenas o relacionamento físico. Os cães proporcionam aos seus donos um tipo muito especial de amor e lealdade incondicional, e é isso que os torna companheiros tão atraentes.
Humanos e cães são naturalmente motivados a criar laços e formar um relacionamento forte, baseado na confiança. Para os humanos, este é um elemento essencial para garantir a nossa sobrevivência; um cachorro é um membro vital da família e precisa confiar em nós. Para os cães, um vínculo forte com um humano é muito importante para o sucesso na vida.
Há uma razão pela qual cães e humanos estão juntos há tanto tempo, e não é porque precisamos provar o quão bons somos. É porque somos muito bons em nos entender e faz sentido ter um melhor amigo que nos entenda.
Humanos e cães partilham uma ligação única, demonstrada pela forma como ambas as espécies interagem entre si – desde a forma como os cumprimentamos quando regressamos a casa até à forma como respondem aos nossos presentes.
Está claro que nós, humanos, somos os “superiores” da matilha e que os cães são nossos “pequenos” servos. No entanto, aqueles que aprenderam a compreender os cães também aprenderam a nos compreender.
Como amante de cães, fica claro que você compartilha um relacionamento especial com seu melhor amigo. Eles podem ajudá-lo, animá-lo e mantê-lo alerta, mas, além do mais, humanos e cães são fundamentalmente semelhantes.
O vínculo entre humanos e cães é forte. É relatado que os cães sentem até a dor que seus donos sentem. Não há dúvida sobre isso – cães e humanos são melhores amigos.
Veja também
Os 21 melhores cães de colo O que é melhor do que sentar no sofá…
Perda de Golden Retriever: Quanto os Golden Retrievers perdem? Embora todos gostemos de passar tempo…
Cachorro te ignorando? 11 maneiras de fazer seu cachorro ouvir você de novo! Alguns cães…
10 maneiras fáceis de tornar o treinamento de cães divertido Seguir uma rotina diária de…
Os 10 principais benefícios de ter um chihuahua Chihuahua é um cachorrinho atrevido considerado um…
15 raças de cães que não cheiram Você sabia que existem raças de cães que…